7 passos simples para evitar a falência de sua empresa
A taxa de mortalidade de empresas no Brasil está em um patamar considerado bom, ou seja, a cada 100 empresas criadas no país em torno de 76 sobrevivem aos dois primeiros anos de vida. Por isso existem 7 passos simples para evitar a falência da sua empresa.
Porém, para conseguir se manter dentro dessa estatística é importante que o empresário tenha a flexibilidade de se desdobrar. Além disso, é importante planejar minuciosamente toda a atividade em manter as taxas em dia. Assim ele conseguira ficar de olho no mercado e também conseguir surpreender o cliente de forma positiva sempre que possível.
Uma má gestão pode ser fatal para a sua empresa, por isso é importante entender que o gestor pode ser muito bom no que faz e também precisa aprender a gerir o seu negócio para não levar a falência.
Mas, olhando pra trás, há algumas coisas que poderíamos ter feito diferente. Aqui estão 7 passos simples para evitar a falência da sua empresa, para que o seu resultado não seja a falência.
Não para a ação de imediato
Alguns empreendedores vieram com as suas ideias de cursos como pós graduação ou MBA. Os grandes casos de estudo de caso de empreendedores que assumiram riscos e fizeram empresas do zero motivam muitas pessoas.
Em algum momento ficamos muito empolgados com a ideia que acabamos investindo todas as economias sem nem mesmo conhecer o mercado como deveríamos.
Antes de colocar o seu dinheiro, ou até mesmo o que resta dele, nesse nicho de mercado certifique-se que você possui 100% de conhecimento do mercado em que está entrando.
Comece perguntando a si mesmo: há espaço no mercado para mais uma empresa? O que o mercado espera sobre o produto que você vai oferecer? Como a concorrência atua no seu mercado? Qual a melhor maneira de atingir seu público?
Plano de Negócios
O plano de negócios é essencial para fornecer toda a estrutura e dados que você precisa para poder apresentar suas ideias. Além de conseguir ver melhor as estratégias e apresentar para potenciais investidores e também funcionários que poderão trabalhar na empresa.
Quando você sentir que não está recebendo o suficiente, ou estiver precisando de motivação, olhar para o seu plano de negócios vai ajuda-lo a entender como você tem uma base sólida para proceder.
Não tenha vergonha de vender
Por muitas vezes ficamos animados com os negócios e com muita coragem para fazer funcionar. Portanto, muitas pessoas são tímidas e um pouco inseguras quando precisam vender.
Não conseguem elaborar a ideia de vender para as pessoas e também não sabem as táticas para que as vendas sejam concretizadas. Por isso é importante conversar com seus amigos que trabalham com vendas, leia livros, peça dicas e faça curtos. Praticando você consegue mais.
Faça as perguntas certas
Caso você esteja em um processo de construção de site e não sabe a diferente entre Flash e HTML, tudo bem pela primeira vez. Porém, na próxima vez que for entrevistar o desenvolvedor é importante você fazer mais perguntas para que consiga as respostas de forma mais direta.
O seu trabalho no momento é pesquisar e aprender para que essas coisas servem, como afetam no dia a dia e afetam a sua empresa. É um dos 7 passos simples para evitar a falência da sua empresa.
Evite pensar só no dinheiro
Quando os tempos são desafiantes e você precisa se doar, a única coisa que faz com que você responda a todas as suas dúvidas é a paixão pelo seu produto ou serviço, e como isso poderá ser útil aos clientes.
Planejamento tributário
Os impostos podem ser realmente um pé no saco, pois é uma das maiores reclamações do empresário. Que pagam muitos tributos e nem sempre tem bons serviços em troca.
Por isso é importante que você tenha um ótimo planejamento tributário para não ter surpresas e nem pagar o que não precisa.
Fornecedores
É importante sempre pesquisar novos fornecedores, buscar novos mercados de compras e ver o que tem de novo no mercado. Uma pessoa bem informada consegue barganhar um preço melhor com mais facilidade. Assim você conseguirá ter mais versatilidade e também comparar os valores com o seu produto também, para saber se está concorrendo com o mercado de forma mais justa. Os fornecedores podem fazer você falir como também podem fazer sua empresa crescer ainda mais.