FIQUE POR DENTRO DAS
NOVIDADES TECNOLÓGICAS COM A TENCO

Nós sempre mantemos você atualizado em relação a nossa empresa e nossos serviços

A verdade que ninguém nunca contou a você sobre não ter controle do seu estoque
08 de Abril de 2020 | Postagem realizada por : Tenco Sistemas

A verdade que ninguém nunca contou a você sobre não ter controle do seu estoque

Nos dias atuais de tarefas onde as empresas estão inseridas consiste em um ambiente globalizado e competitivo, requerendo que empresas se adaptem a novas tecnologias e processos.

Sendo assim, com a gestão de estoque não é importante, pois ele constitui o insumo de trabalho e também de transformação nas empresas.

Até mesmo as empresas de serviços trabalham com estoque, para as atividades diárias ou como insumo principal se considerarmos que o Know How é também um insumo de trabalho.

O gerenciamento de estoque é muito importante para que as empresas consigam suprir as necessidades, controlando tudo o que requer cuidado quanto a sua gestão.

Precisam ter o controle sobre prazos, quantidades, guardar ou não, valores, movimentação e muito mais.

A política de estoques é também um fator relevante para a gestão de estoques, pois consistem no conjunto de normas, diretrizes, relacionadas ás compras, movimentação e vendas de estoques.

Por isso o controle de estoque está diretamente relacionado ao gerenciamento e também a politica de estoque de cada empresa em especial.

Gerenciamento de estoque é buscar o equilíbrio do consumo de estoque quanto às necessidades de atender a demanda, risco de falta e até mesmo manutenção do consumo.

Portanto, a equação de estoque precisa de atendimento das necessidades de demanda e ainda os custos gerados pelo excesso de estoque. Não controlar o estoque de forma correta certamente trará prejuízos financeiros e operacionais para sua empresa.

Existem opções de ferramentas que são capazes de ajudar a gerenciar o estoque e você consegue evitar qualquer problema futuro, como:

Compra de item desnecessário

Com o controle automatizado ou com vista grossa, você conseguirá informações que irão determinar a quantidade exata e quando precisa comprar as suas mercadorias.

Isso faz com que suas prateleiras estejam abastecidas com os produtos e também garante que o seu estoque não tenha mais produtos do que clientes. Sendo assim, você evita perda de venda e também evita que seus produtos sejam perdidos por causa do vencimento.

Quando o controle de estoque é eficiente e afetivo acaba se transformando no braço direito do varejista nessa tarefa. Sendo assim, você conseguirá informações seguras e atualizadas sobre a situação do estoque. Isso faz com que você consiga tomar a melhor decisão para a empresa daqui pra frente.

Furtos e desvios

Quando não existe o controle de entrada e saída de produtos, não existe sistema de segurança que consiga assegurar sua loja completamente contra o furto ou desvio de mercadorias. Seja por parte de funcionários, terceiros ou até erro na entrega.

Somente controlando o estoque será possível identificar e criar ações para controlar e acabar com esses problemas, evitando problemas maiores.

Falta de controle operacional

O controle de estoque é muito importante para você ter controle do processo de vendas. Sendo assim, as informações transmitidas por um software ou até mesmo por uma pessoa responsável servirá para analisar o andamento da operação.

Assim você consegue exatamente o valor que gasta e o valor que está saindo. Podendo investir mais ou ter o controle para que não gaste mais do que tem no planejamento.

Utilização de “cadastro genérico”

Ao utilizar um cadastro genérico todo seu controle de estoque estará comprometido, uma vez que a mercadoria que está sendo vendida não sofrerá baixa no sistema.

Cadastrar produtos sem detalhes

Quando for cadastrar um produto é importante que toda sua descrição seja completa, assim você não terá dificuldade para buscar ou fazer qualquer busca. Caso não exista código do item para fazer a movimentação do produto, você corre o risco de lançar o item correto e gerar baixa para outro produto.

Vinculações incorretas

Ocorre muito em produtos de produção, nos quais a mudança da receita dos produtos não é informada no sistema. Dessa forma, o antigo produto continua sendo baixado, enquanto outro está sendo utilizado na produção e, consequentemente, sem baixa no estoque.

Não conferir as entradas

Quando não são conferidas as entradas da mercadoria é um risco muito grande, uma vez que o fornecedor pode ter enviado outro produto ou até mesmo em outra quantidade. Fazendo assim com que possam ocorrer fraudes dentro do seu estoque.

Além disso, é importante que a conferencia seja feita no recebimento para que consiga certificar a quantidade constante na nota fiscal e dar entrada no estoque.

Deixe o seu comentário