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O que ninguém nunca me contou sobre como utilizar Estoque Mínimo
08 de Abril de 2020 | Postagem realizada por : Tenco Sistemas

O que ninguém nunca me contou sobre como utilizar Estoque Mínimo

Primeiro é preciso entender um pouco mais sobre o estoque mínimo para conseguir aplicar de forma efetiva dentro do seu negócio.

Ele é conhecido como estoque reserva, ou seja, é a quantia mínima de uma quantidade extra de produtos que pode ser armazenada no estoque. Sendo assim, conseguirá atender um eventual aumento na demanda e até cobrir possíveis atrasos nas reposições por parte de fornecedores.

Esse estoque possui uma quantidade mínima que pode ser mantida e armazenada sem que prejudique a verba da empresa. Vale ressaltar que a necessidade do estoque mínimo pode variar de acordo com o produto de cada empresa.

Uma empresa de comércio varejista, por exemplo, precisa armazenar estoques para atender os clientes de uma forma imediata, enquanto que uma indústria por ter foco na produção, deve se preocupar com a quantidade de insumos e matéria prima.

Como calcular o estoque mínimo?

Para se obter o estoque mínimo, deve-se utilizar duas fórmulas:

  • Estoque mínimo= consumo médio diário x tempo de reposição;
  • Consumo médio diário= consumo das mercadorias em um determinado período / dias deste período;

Para que fique mais claro, vamos ver em um exemplo pratico. Suponhamos que um determinado produto teve o consumo de 120 unidades durante o mês. Sendo assim, seu consumo médio diário é de 4 unidades (120/30 dias) certo?  Levando em consideração que o tempo de reposição da mercadoria é de 15 dias, o estoque mínimo será de 60 unidades. Esse número é obtido através da multiplicação do consumo médio diário pelo tempo de reposição do produto.

Além da quantidade de estoque mínimo também é possível estabelecer uma margem adicional de segurança, assim consegue evitar qualquer possibilidade de ruptura do estoque.

Nada mais é do que a falta de itens, ou seja, se essa margem de segurança for de 15% a quantidade adicional armazenada será de 9 unidades. Que no caso é 15% das 60 unidades que foram calculadas acima.

Existem pequenas vantagens que você garante para a empresa na utilização do estoque mínimo. É uma das melhores saídas para que sua empresa gaste menos e por consequência consiga aumentar o faturamento.

Caso seja bem executado, esse estoque garante uma grande economia em dinheiro. Além de contar com uma quantidade ainda mais baixa de produtos que são estocados, não possui a necessidade de que seja feito grandes investimentos em estruturas física e logística interna.

Custos esses que quando são demasiados acabam sendo repassados aos clientes também, fazendo com que o custo do produto seja um pouco mais elevado.

Além disso, existem algumas vantagens um pouco mais generalistas, veja:

  • Mantém o fluxo de produção e vendas;
  • Permite cumprir prazos, assim como em estoques maiores;
  • Possibilita uma equipe mais enxuta;
  • Evita perder produtos por avarias causadas com o tempo;
  • Evita produtos parados;
  • Possibilita à empresa fundos para investimentos voltados para vendas e produtividade.

Para que o seu estoque mínimo funcione corretamente existem alguns fatores que precisam ser considerados, como:

Produto mais vendido

Primeiro passo para o calculo é começar a perceber e entender o giro de estoque da sua empresa. Afinal, com o produto mais vendido é como você saberá qual é a demanda do seu estoque.

Sabendo qual é o produto que terá que ser mais adquirido e o menos. Isso você percebe com o tempo de venda!

Produto mais rentável

Outro passo ainda importante é entender que mesmo que não seja o mais vendido, é o produto que gera maior retorno financeiro. Nem sempre o mais vendido é o mais rentável, por exemplo, você pode vender muito um produto X com a margem de lucro baixa devido aos custos. E vender muito um produto Y com uma grande margem de lucro, porque o custo de compra é menor.

Por esse motivo é importante que o seu cliente tenha acesso ao produto mais rentável com uma agilidade maior.

Conheça seu cliente

Por fim, é essencial que você conheça os costumes do seu cliente. Esse tipo de conhecimento vai te ajudar no planejamento e também consegue oferecer uma grande quantidade de informações para a empresa. Assim você consegue oferecer aos seus clientes o que eles esperam e até mais. Nos dias atuais os clientes não querem ser números, querem ser reconhecidos e lembrados!

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