FIQUE POR DENTRO DAS
NOVIDADES TECNOLÓGICAS COM A TENCO

Nós sempre mantemos você atualizado em relação a nossa empresa e nossos serviços

Como resolver os graves problemas financeiros da sua empresa
08 de Abril de 2020 | Postagem realizada por : Tenco Sistemas

Como resolver os graves problemas financeiros da sua empresa

Contas misturadas, desconhecimento de indicadores e falta de capital. Esses são apenas três dos piores problemas que os empreendedores podem ter quando as finanças da empresa viram uma bagunça. É importante entender como resolver os graves problemas financeiros da sua empresa.

Podemos considerar que os problemas financeiros são como ervas daninhas, que se não cuidar eles atrapalham o desenvolvimento da empresa.

Assim como um estoque alto pode esconder falhas em processos produtivos, um caixa positivo também fazer com que os problemas da área financeira passem despercebidos. Por isso é importante olhar mais atentamente e se possível utilizar algumas técnicas para visualizar como um todo.

Essas técnicas são ferramentas especializadas para que o gestor consiga identificar as causas das situações que estão interferindo nos resultados positivos do seu negócio.

Tirar a empresa do prejuízo pode não ser uma missão fácil, pois precisa de muita disciplina, planejamento e também redução de custos.

Mas não é uma tarefa impossível, se você persistir conseguirá ter resultados positivos mais rápido do que imagina. Confira abaixo algumas dicas para fazer com que seu negócio tenha uma virada espetacular e volte a lucrar antes mesmo que você perceba.

Identifica a causa do problema

Primeiro é importante você entender qual é o motivo que levou a empresa a sair dos trilhos e alcançar o descontrole financeiro que vive atualmente.

Um bom diagnóstico do que está errado é fundamental para que sejam tomadas as ações corretas para sanar os problemas. Faça uma avaliação profunda das finanças da organização, mapeando criteriosamente tudo que entra tudo que sai e quanto sobra no final.

Corte Gastos

Quando você reconhece uma crise financeira é importante entender para onde vai cada centavo da sua empresa. Assim você conseguirá definir prioridades e cortar o que não essencial para que o seu negócio volte a ter resultados.

Pequenos itens do dia a dia como papel, matérias de escritório ou até mesmo copos descartáveis podem ser reduzidos. Assim como as contas de água, energia e até mesmo telefone são capazes de nos fazer entender como resolver os graves problemas financeiros da sua empresa.

Onde for possível deverá haver redução e uso mais eficiente de todos os recursos disponíveis, com a necessidade de começar imediatamente. Também pode ser a hora de pensar em fazer corte de funcionários que não prestam um bom serviço ou até mesmo não tem empenho suficiente para a empresa. Geralmente terceirizar sai mais barato e ajuda a reerguer a saúde financeira da empresa.

Integração de setores

O sucesso da empresa depende muito da forma como é gerida em seus setores. Sendo assim, em momentos de crise essa integração precisa acontecer de formam ais constante e mais forte. Principalmente entre a área financeira e a direção da empresa.

É importante que todos tenham um entendimento completo das contas, perspectivas de gastos, arrecadações e principalmente o fluxo de caixa. Os números precisam de acompanhamento constante por meio de reuniões periódicas para analisar e rever metas.

Pense também se não é o caso de contratar um especialista para a função. Além de ter alguém com o olhar mais apurado para os números, você ficará menos sobrecarregado com o trabalho, podendo dedicar mais atenção aos outros processos da gestão.

Contratar um consultor

Na maioria das vezes o olhar do gestor está viciado com a rotina da empresa e não é possível identificar o que está errado. Ou até mesmo não tem o conhecimento necessário para conseguir encontrar a solução do problema.

Sendo assim é importante obter a ajuda de um consultor financeiro externo, pois não estão ligados à rotina da empresa e conseguem ter uma visão melhor e mais critica da situação. Assim ele conseguirá entender como resolver os graves problemas financeiros da sua empresa.

Faça um planejamento para garantir o futuro

Ver a sua empresa passar por um período de contas no vermelho não é fácil, mas como gestor você precisa assumir a responsabilidade e comandar sua equipe de volta à estabilidade.

E depois de passar pela turbulência, tome todas as medidas para garantir que esta situação nunca mais aconteça. Planejamentos estratégicos e financeiros vão garantir o futuro da sua organização seja mais tranquilo e renda bons frutos.

Renegocie suas dívidas

Em uma situação delicada onde não é mais possível arcar com as dividas, o primeiro passo é buscar a renegociação. Você pode fazer isso com credores que conseguem uma condição que estenda prazos e salde as dividas da melhora maneira possível. Dentro do orçamento da empresa.

Deixe o seu comentário